molho de tomate

Aprenda fazer Molho de tomate caseiro

Compartilhe!

Aprenda fazer Molho de tomate caseiro ,sua família tem o hábito de usar ketchup caseiro ou industrial? O que já está no mercado é realmente muito mais prático, mas é inegável que o sabor da comida caseira é inconfundível. Com ingredientes de qualidade e a técnica certa, um simples molho de tomate caseiro pode transformar uma massa básica em uma massa respeitável.

Junte-se a nós se você estiver procurando o molho certo, salgado, vermelho, rico e doce! Vamos explicar passo a passo o molho de tomate caseiro perfeito.

molho de tomate sabordahora

Procure sempre escolher os tomates maduros 

Você sabia que a qualidade dos ingredientes é o fator determinante para o sucesso do seu molho de tomate caseiro? É muito importante escolher ingredientes frescos e bonitos para fazer um molho delicioso, principalmente o tomate, que é o ingrediente principal da receita.

Existem alguns tomates que são mais recomendados para esta preparação. Os tomates italianos são um deles por causa de sua forma esbelta, menos sementes e carne mais rica – uma combinação muito interessante para um molho de tomate.
Outro truque legal para otimizar o tempo de preparo da receita é usar tomates pelados vendidos no supermercado. Apesar de industrializados, são de maior qualidade, mais saudáveis ​​e dão muito sabor às receitas.

Temperos 

Depois de escolher os tomates, é preciso escolher o tempero que mais combina com o molho. Os condimentos sempre variam de acordo com o gosto pessoal de cada um, mas quando se trata de ketchup, alguns ingredientes são clássicos, como cebola e alho.

Outras especiarias como manjericão, azeite e sal que se misturam bem e dão um sabor delicioso à receita são manjericão, azeite e sal. Você não precisa inventar muito para fazer um belo molho.

Sempre tenha cuidado com acidez 

É natural que os tomates tenham alguma acidez, e é importante tentar equilibrá-la para que o molho não fique desagradável. O primeiro passo é escolher tomates bem maduros e carnudos. Em seguida, você precisa verificar o sabor que eles conferem ao molho.

Normalmente as pessoas estão acostumadas a usar açúcar para quebrar a acidez, mas no caso do ketchup, é mais divertido usar cenoura. Ele reduzirá a acidez de maneira correta e equilibrada. Para fazer isso, basta cozinhar com tomates. Quando tudo estiver cozido, derrete no molho e você nem vai notar.

molho de tomate sabor dahora

Tenha calma 

Um dos segredos mais importantes para ter um molho de tomate caseiro rico, vermelho e delicioso é levar o seu tempo. Apenas o cozimento lento mantém todos os sabores delicados, exceto a textura grossa que faz uma grande diferença no molho.

Se você estiver com pressa, normalmente você pode simplesmente colocar todos os ingredientes no liquidificador e cozinhar. Isso também é delicioso, mas para adicionar mais camadas de sabor ao seu prato, recomendamos refogar primeiro o alho e a cebola e depois cozinhar os tomates. Você pode quebrá-lo com um garfo enquanto cozinha. Use um liquidificador se preferir um molho mais suave.

Congele o molho de tomate , se for necessário

Você está fazendo muitas receitas de certo? E o congelamento? Na verdade, é uma ótima maneira de economizar tempo e desfrutar de molho fresco durante toda a semana. Se dispensado corretamente, você pode até tirar o ketchup industrializado do seu dia a dia, certo?

O molho dura dez dias no congelador e em um pote bem fechado. Na geladeira, a duração é bem maior: seis meses. Deixe descongelar gradualmente na geladeira antes de usar. Lembre-se, por ser caseiro, o ketchup não tem conservantes e é mais sensível, então tome cuidado!

Avalie esta receita




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.